Tecnologias

Push Notification

Outras

Push Notification

Push Notification

O que são notificações push?

Uma notificação por push é uma mensagem que aparece em um dispositivo móvel. Os editores de aplicativos podem enviá-los a qualquer momento. os usuários não precisam estar no aplicativo ou usar seus dispositivos para recebê-los. Eles podem fazer muitas coisas; por exemplo, eles podem mostrar as últimas pontuações esportivas, fazer um usuário realizar uma ação, como fazer o download de um cupom ou informar um usuário sobre um evento, como uma venda em flash.

As notificações por push parecem mensagens de texto SMS e alertas móveis, mas só alcançam usuários que instalaram seu aplicativo. Cada plataforma móvel tem suporte para notificações por push - iOS, Android, Fire OS, Windows e BlackBerry têm seus próprios serviços.

Por que eles são usados?

Notificações por push fornecem conveniência e valor para os usuários do aplicativo. Por exemplo, os usuários podem receber:

• Resultados esportivos e notícias diretamente na tela de bloqueio

• Mensagens de utilidade como tráfego, tempo e neve

• Verificação de voo, alteração e informações de conexão

• Para os editores de aplicativos, as notificações push são uma maneira de falar diretamente com um usuário. Eles não são capturados em filtros de spam ou são esquecidos em uma caixa de entrada. As taxas de cliques podem ser duas vezes maiores que um e-mail. Eles também podem lembrar os usuários de usar um aplicativo, esteja ele aberto ou não. Eles também podem ser usados para conduzir ações, como:

• Promoção de produtos ou ofertas para aumentar as vendas

• Melhorando a experiência do cliente

• Convertendo usuários de aplicativos desconhecidos em clientes conhecidos

• Envio de recibos transacionais imediatamente

• Conduzir os usuários para outros canais de marketing, como redes sociais

História

Junho de 2009: a Apple lança o Apple Push Notification Service (APNs), o primeiro serviço push.

Maio de 2010: o Google lançou seu próprio serviço, o Google Cloud to Device Messaging (C2DM).

Maio de 2013: o Google introduz notificações ricas. As notificações avançadas podem conter imagens, bem como botões de ação. Os botões de ação permitem que os usuários tomem providências imediatas de uma notificação. Por exemplo, o usuário pode reproduzir uma música, abrir o aplicativo ou ver mais informações.

Setembro de 2014: a Apple adicionou botões interativos. Esses botões permitem que os usuários enviem uma resposta imediatamente ao editor do aplicativo. Pouco depois, a Apple estendeu notificações push para o Apple Watch.

Como as notificações push funcionam?

Alguns dos atores no envio de uma notificação por push incluem:

Serviço de notificação por push do sistema operacional (OSPNS). Cada sistema operacional (SO) móvel, incluindo iOS, Android, Fire OS, Windows e BlackBerry, possui seu próprio serviço.

Editor de aplicativos. O editor do aplicativo ativa o aplicativo com um OSPNS. Em seguida, o editor faz o upload do aplicativo para a loja de aplicativos.

Aplicativo cliente. Este é um aplicativo específico do sistema operacional, instalado no dispositivo de um usuário. Recebe notificações recebidas.

Adicionando a um aplicativo

O editor de aplicativos registra-se no serviço de notificação por push do sistema operacional.

O serviço do SO fornece uma interface de programação de aplicativos (API) para o editor do aplicativo. A API é uma maneira de o aplicativo se comunicar com o serviço.

O editor do aplicativo adiciona o SDK ao aplicativo. O SDK é uma biblioteca de códigos específica para o serviço de notificação por push do sistema operacional.

O editor do aplicativo faz o upload do aplicativo para a loja de aplicativos.

Ativação do usuário

O usuário visita uma loja de aplicativos do SO, faz o download e, em seguida, instala um aplicativo.

O usuário abre o aplicativo. Os identificadores exclusivos (IDs) do aplicativo e do dispositivo são registrados no serviço de notificação por push do sistema operacional.

Os identificadores exclusivos são passados de volta para o aplicativo a partir do serviço de notificação por push do sistema operacional. Eles também são enviados para o editor do aplicativo.

O editor do aplicativo recebe e armazena esses detalhes de registro, incluindo os identificadores exclusivos.

Enviando

O editor de aplicativos compõe uma mensagem manual por meio de uma interface do usuário do compositor de mensagens. Ou o editor configura uma mensagem automática para ser enviada pela API.

O editor define o público para quem a notificação push será enviada.

O editor determina se a mensagem deve ser enviada imediatamente ou agendada.

As notificações push podem ser segmentadas para segmentos de sua base de usuários e até personalizadas para usuários de aplicativos específicos. Esta é uma grande vantagem quando comparado ao envio de mensagens de texto SMS. No entanto, eles também exigem o gerenciamento de dados de identificação do usuário. E eles precisam de algum tipo de interface para escrever mensagens, direcioná-las e enviá-las.

Os editores podem construir essa infraestrutura por conta própria ou podem contratar um fornecedor como a Urban Airship para fornecê-la. Cada vez mais, os editores de aplicativos pagam por esses serviços em vez de criá-los, para que possam se concentrar na criação de um ótimo aplicativo - a criação ea manutenção de um serviço de notificação por push entre plataformas exigem recursos significativos e manutenção contínua. Os fornecedores de plataformas também fornecem recursos como:

• Relatórios

• Agendamento

• Automação de marketing móvel

• Coleta e segmentação de atributos do usuário

• Gestão de dados

• Segurança

• Suporte multiplataforma

Optando pelo recebimento

Os aplicativos para iOS exigem que um usuário conceda permissão para que um aplicativo envie notificações push, enquanto Android e Fire OS não. Convencer usuários a aceitar é importante para o sucesso dos aplicativos no iOS.

A maioria dos aplicativos para iOS exibe um alerta padrão para iOS quando o aplicativo é aberto pela primeira vez. Uma abordagem melhor é mostrar o valor de optar por - por exemplo, com uma série de boas-vindas personalizada ao abrir pela primeira vez - e depois permitir que o usuário aceite posteriormente. As taxas de adesão mediana para iOS variam de 58% para aplicativos de caridade a 33% para jogos.

Os aplicativos de alto desempenho em todos os setores da indústria (aqueles no 90º percentil) têm taxas de inclusão acima de 50%. Taxas de opt-in de viagens, negócios e de caridade levam verticais com taxas superiores a 70%.

Como as notificações push aparecem para os usuários?

Principalmente, os usuários veem uma notificação como um alerta de banner ou pop-up quando estão usando o telefone. Esse alerta é mostrado, não importa o que o usuário esteja fazendo.

A maioria dos sistemas operacionais móveis também mostra as notificações por push juntas em uma única exibição. No iOS, a Apple tem um Centro de Notificação. O Centro de Notificação é organizado em ordem cronológica e os usuários chegam ao Centro de Notificação deslizando do topo da tela. Dispositivos Android mostram mensagens não lidas na tela de bloqueio.

O iOS permite que os usuários personalizem notificações por push em um nível de aplicativo individual. Os usuários podem ativar ou desativar os sons e escolher o estilo que o iOS usa para mostrar uma notificação. Os usuários também podem controlar o emblema vermelho que mostra o número de notificações não lidas no ícone da tela inicial de um aplicativo. O Android usa uma abordagem de banner padrão que os usuários não podem alterar em um nível de sistema operacional.

Usando o local com notificações por push

Todos os sistemas operacionais móveis solicitam aos usuários permissão para compartilhar informações de localização. O iOS apresenta um alerta de ativação para os usuários. O Android oferece a opção de localização como parte da configuração das permissões do aplicativo durante a instalação.

Os editores podem fornecer mensagens mais relevantes usando dados de localização combinados com dados comportamentais. Exemplos incluem:

Um aplicativo de melhoria da casa envia ofertas para unidades de resfriamento durante um período quente regional.

Uma boutique especializada convida os usuários em um raio de 50 milhas de uma venda VIP exclusiva para convidados.

Uma cadeia nacional de artigos esportivos convida os compradores locais para autógrafos locais de atletas profissionais.

Estratégia

Notificações push são um caminho direto de comunicação com os usuários. Os editores de aplicativos devem tratar a capacidade de comunicação com os usuários por meio de notificações push como um privilégio, não como um direito. Os editores de aplicativos devem fornecer valor. Caso contrário, as notificações push serão ignoradas ou desativadas. Alguns usuários desinstalarão o aplicativo completamente.

Análises e medições são ferramentas importantes para melhorar o desempenho do seu aplicativo. Mas é importante escrever notificações push convincentes que sejam valiosas para os usuários e que direcionem a ação.

Estratégias e táticas de mensagens precisam ser medidas e testadas. Estratégias como a maximização das taxas de adesão, a garantia de que os novos usuários são devidamente integrados e a redução das taxas de desistência dos usuários de aplicativos são fatores essenciais para o sucesso de um aplicativo. Outras estratégias incluem:

Corresponder os dados de cada usuário através dos canais (web, celular, loja etc.) para entender melhor o comportamento do usuário

Tornando mais fácil para os usuários compartilharem conteúdo com suas redes sociais

Incentivar os usuários a optarem por oferecer incentivos e exemplos do valor que suas notificações fornecerão